Como conquistar e manter clientes 1º Parte
Vamos ser sinceros?
Sua empresa fica a espera de um novo cliente e quando ele chega você faz de tudo para vender seu produto,
porém, o esforço acaba ali, na venda?
Quantas vezes você parou para analisar seu Banco de Dados com todos os cadastros de seus clientes e não sabia o que fazer? Isto é mais comum do que se imagina, e é por isto que muitas empresas perdem a oportunidade para VENDER MAIS para um mesmo cliente fazendo apenas alguns contatos diretos.
Se sua empresa possui um CADASTRO DE CLIENTES tenha certeza que você já tem a estrutura para planejar o futuro. Utilizar desta ferramenta requer alguns poucos cuidados, não obstante importante, para que um cliente retorne a sua empresa.
O que obrigatoriamente você deverá ter nos cadastros:
– Nome Completo do Cliente. Atenção neste quesito, pois muitos nomes e sobrenomes são complicados para entender somente verbalmente. Não é indiscreto solicitar que a pessoa soletre.
– Data de Nascimento. Solicite ao cliente a data e mês de seu nascimento. É muito interessante também solicitar o nome do Cônjuge e Filhos, também com a respectiva data de nascimento.
– Endereço Completo do Cliente. Faça o mesmo com o endereço e este deve ser completo, como Nome da Rua, Número da Residência, Bairro e CEP.
– Telefones para Contato. Lembre-se de solicitar o máximo de números para contato com o cliente. Tenha em mente que algumas pessoas possuem mais de um telefone móvel e também fixo – do trabalho, da residência ou de contato.
– Documentos. Se sua empresa vende a crédito, solicite os principais documentos (CPF e RG) para futuras consultas e atualização.
– E-mail. A maioria das pessoas aprova o recebimento de correspondências por e-mail, por isto, solicite e pergunte se o mesmo deseja receber suas promoções e comunicados por e-mail. Se o cliente não quiser, deixe isto claro no cadastro.
– Histórico das Ultimas Compras. Isto é fator estratégico. Sua empresa deverá guardar permanentemente o histórico das ultimas compras do cliente e que este seja o mais detalhado possível. Se você vende roupas, o histórico deve ter todas as características deste produto, como modelo, tamanho, cor, preço da venda e como o cliente pagou.
Estas informações farão parte de um processo de tabulação e prospecção ativa que garantirá o retorno do seu cliente com maior frequência em sua empresa.